Voltar ao topo.Ver em Libras.
Curta no Facebook:
Voltar umAvançar umPausar
Nonoai - RS:
Trindade do Sul - RS:
Três Palmeiras - RS:
Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:23 de janeiro de 2020,
às 08:48

Indígenas retomam bloqueio na 386, em Iraí

« Última» Primeira🛈Categoria:Trânsito
ImprimirReportar erroTags:noroeste, terra, inicia, tribunal, supremo, outubro, constituição e promulgação176 palavras2 min. para ler
Indígenas retomam bloqueio na 386, em Iraí - TrânsitoVer imagem ampliada
Por volta das 9h30 desta quarta-feira, 16 de agosto, indígenas voltaram a bloquear o quilômetro 1 da BR-386, em Iraí. Nessa terça-feira, 15, o protesto iniciou pela manhã e só foi encerrado no fim da tarde.


Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram até o local para tentar negociar liberações parciais durante o dia.


O local é o principal acesso entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na região.  Os manifestantes externam sua contrariedade ao ato do presidente Michel Temer, que assinou, em julho, um parecer que considera que os indígenas têm direito à terra desde que a área pretendida estivesse ocupada por eles na promulgação da Constituição Federal, em outubro de 1988.


Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal inicia o julgamento de ações referentes à demarcação de terras indígenas, ocasião na qual será discutido o chamado "marco temporal", defendido por ruralistas. Se a tese que beneficia grileiros prevalecer, para indígenas e quilombolas, seus povos perdem direitos e terras conquistados, além de ocorrer a legitimação da violência sofrida por eles até 1988.



Comentários