Voltar ao topo.Ver em Libras.
Curta no Facebook:
Voltar umAvançar umPausar
Nonoai - RS:
Trindade do Sul - RS:
Três Palmeiras - RS:
Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:31 de outubro de 2020,
às 15:50

Nonoai retorna para a Bandeira Laranja, pelo modelo de Cogestão no mapa do distanciamento controlado

« Mais recente🔀🛈Categoria:Saúde
ImprimirReportar erroTags:covid, região, bandeira, restrições, laranja, brandas, comitê e jeferson356 palavras5 min. para ler
 
A região de Erechim ficou novamente na Bandeira Vermelha, pelos critério do Gabinete de avaliação do Covid-19, do Governo do Estado. Contudo, a região R16 aderiu ao modelo Cogestão, proposto pelo Governo, onde um Comitê técnico regional avalia a possibilidade de restrições mais brandas. Neste sentido, a região de Eredhim definiu por voltar aos protocolos de Bandeira Laranja. 
No dia 15 de setembro, às 13h30min, na sede do CRAS, aconteceu uma reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19. A Secretária de Saúde, Gersi Caresia Schio, fez uma apresentação dos números do Covid-19, o enfermeiro Marcos, da Ala Covid do Hospital também fez um relato das internações e após o Dr. Jeferson Pôncio, advogado da Prefeitura fez os esclarecimentos técnicos. 
De acordo com a última atualização o município de Nonoai teve o registro de 298 pessoas que tiveram Covid-19. Destas, 278 já estão recuperadas, 16 seguem em tratamento e teve o registro de 4 óbitos. No dia 15, no Hospital Comunitário, na ala Covid, tinha três pessoas internadas, sendo que 1 era confirmado e dois suspeitos. Os três pacientes eram de Nonoai. 
O Dr. Jeferson Pôncio informou a decisão da região R16, onde o comitê definiu pelo retorno à bandeira laranja. Com isso as restrições são mais brandas e o comércio não essencial pode atender em horário comercial, com as especificações de cada setor, previsto nos decretos e portarias estaduais.
Outro momento importante foi a palavra livre, onde empresários e representantes de associações participaram, fazendo ponderações para  o funcionamento de bares e quadras esportivas. De acordo com os empresários está sendo muito difícil manter os estabelecimento com as restrições de funcionamento. O advogado Jeferson Pôncio, explicou que é necessário seguir as regras dos decretos estaduais. Contudo, se o município se manter na bandeira Laranja por 14 dias, as quadras de esporte poderão voltar a funcionar, de acordo com o decreto estadual. 
A Secretária de Saúde, Gersi Schio, conclama a comunidade de Nonoai para que sigam os protocolos de prevenção do Covid-19, para desta forma diminuir os números e o índice de contaminação. Assim as restrições serão amis brandas, mas é preciso o empenho e engajamento da sociedade.