Voltar ao topo.Ver em Libras.
Curta no Facebook:
Voltar umAvançar umPausar
Nonoai - RS:
Trindade do Sul - RS:
Três Palmeiras - RS:
Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:31 de outubro de 2020,
às 16:46

Nonoai entra na bandeira vermelha pelo novo mapa do Governo do Estado

« Mais recente🛈Categoria:Saúde
ImprimirReportar erroTags:bandeira, governo, estado, sul, regiões, foi, poderão e laranja436 palavras6 min. para ler
Nas regiões de bandeira vermelha só poderá funcionar os estabelecimentos considerados como essencial
 
O Governo do estado do Rio Grande do Sul divulgou, nesta tarde, o novo mapa com as cores de bandeiras, que irão vigorar do dia 30 de junho ao dia 06 de julho.
Na oitava rodada do plano, a bandeira Vermelha estará nas regiões de Erechim, Palmeiras das Missões, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santo Angelo, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Capão da Canoa. 
 
As regiões de Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Santa Rosa, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Pelotas, Lajeado e Santa Cruz do Sul estão na Bandeira Laranja. A Bandeira Amarela são para as regiões de Taquara e Bagé. 
 
Os municípios poderão apresentar recurso ao mapa apresentado hoje. O prazo para  fazer o recurso é até  às 08hde domingo. O Gabinete de crise estará fazendo a análise dos recursos e as ponderações, para no final da tarde de segunda-feira, dia 29, anunciar o mapa definitivo. 
 
De acordo com o Governo, um dos fatores que foi levado em consideração para a alteração das bandeiras da cor Laranja para a Vermelha, foi a redução da capacidade de atendimento em leitos de UTI para pacientes de Covi-19, que conforme anunciado foi reduzido de 587 para 264. Outro fator foi o aumentou do número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que passou de 366 para 459 casos. Neste contexto o governo mensura, ou estima, a capacidade de atendimento, se for necessário, ou em caso do aumento rapidamente do número de pessoas que poderão vir a ter o contato com o Coronavírus. 
 
Segundo o Governo do Estado, em  especifico na região de Erechim, teve uma redução nos leitos de UTI, de 18 para 14, e a região não conseguiu reduzir o número de internados por Covid ? 19, em UTI, onde  continuou com seis pacientes. 
No plano de distanciamento controlado o Governo do Estado também possibilita que os municípios, em específicos, que tiverem índices bons, poderão adotar protocolos de bandeira Laranja. Na nossa microrregião  os municípios de Trindade do Sul, Faxinalzinho e Rio dos Índios, poderão adotar protocolos de bandeira laranja. Entre os critérios para esta possibilidade está o fato de não  ter o registro de hospitalizações e óbito por Covid de algum morador nos últimos 14 dias e que os dados se mantenham atualizados.
 
https://estado.rs.gov.br/estado-tem-nove-regioes-na-bandeira-vermelha-na-8-rodada-do-distanciamento-controlado
Fontes: Governo do Estado  
Texto: Suzy Scarton e equipe Seplag
Edição: Marcelo Flach/Secom
Foto: Site  do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.