Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Voltar ao topo.Ver em Libras.
Curta no Facebook:
Voltar umAvançar umPausar
Nonoai - RS:
Trindade do Sul - RS:
Três Palmeiras - RS:
Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:23 de novembro de 2020,
às 17:36

Nonoai: Partidos Políticos conheceram os limites de gastos para os candidatos nessa eleição

« Mais recente🔀🛈Categoria:Política
ImprimirReportar erroTags:eleitoral, partidos, políticos, registro, cartório, devem, candidaturas e ser398 palavras6 min. para ler

Juiz e Promotor Eleitoral estiveram reunidos com representantes de partidos políticos em Nonoai
Condutas vedadas e prazo para registro de candidaturas foram alguns dos temas da reunião

 O Juiz Eleitoral de Nonoai, Dr. Tarcisio Rosendo Paiva, esclareceu as condutas que os partidos políticos devem respeitar para fazer o registro das candidaturas dentro da regulamentado da Lei Eleitoral.

Tarcisio destacou que a Lei Eleitoral sofreu algumas modificações a fim de deixar o processo eleitoral mais claro e dinâmico.

Participaram da reunião representantes dos partidos políticos dos municípios de Nonoai, Rio dos Índios, Gramado dos Loureiros e Trindade do Sul, que fazem parte da 99ª Zona Eleitoral.

O chefe do Cartório Eleitoral, Rafael Klohs abordou sobre a prestação de contas que os partidos e os candidatos devem fazer.

O servidor do cartório, Renan, apresentou como deve ser realizado as etapas para o registro das candidaturas, desde a convenção até o registro efetivado. As documentações que devem ser apresentadas, os dados informatizados e o que deve ser entregue no cartório eleitoral após a realização das convenções.

O Promotor Eleitoral, Dr. João Fábio Munhoz Monzano, da cidade de Erechim, que foi designado para ser o Juiz Eleitoral da Comarca, esclareceu como devem ocorrer as condutas relacionadas às propagandas dos candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores.

Os partidos políticos tem de 20 de julho até o dia 05 de agosto para realizarem as convenções municipais. O prazo para o registro das candidaturas será limitado até o dia 15 de agosto.

O Cartório está orientando que os partidos realizem o registro das candidaturas antes de 15 de agosto, iniciando a partir da primeira semana de agosto. Conforme o chefe do cartório, Rafael Klohs, se precisar complementar algum documento ou informações, os partidos terão tempo hábil, prevenindo a possibilidade de perder prazos pontuais da lei eleitoral. Outras informações que foram detalhadas é qual o limite de gastos que cada candidato pode gastar.

O candidato a Vereador pode gastar R$10mil reais na campanha e os candidatos a Prefeito e Vice-prefeito podem gastar até R$100 mil reais na campanha.

Esses valores devem ser detalhados na prestação de contas, desde a origem até o gasto e pagamento.

O Juiz, Dr. Tarcisio, complementou que a Justiça Eleitoral convocou os agentes políticos para prevenir e orientar os proponentes a um cargo político, e os partidos políticos, a fim de realizar os procedimentos dentro dos prazos que a justiça eleitoral estabelece.