Voltar ao topo.
Curta no Facebook:
Tempo em Nonoai - RS:
Tempo em Trindade do Sul - RS:
Tempo em Três Palmeiras - RS:
CPZ NotíciasNotícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:22 de julho de 2019,
às 00:08

Justiça Eleitoral de Nonoai, prefeitos e vereadores debateram a permanência da 99ª Zona Eleitoral#

« Última» Primeira🛈Categoria:Política
ImprimirReportar erroTags:reinvindicar, crescimento, jornalista, cristiano, pinto, zamboni, menciona e relevância470 palavras7 min. para ler
Justiça Eleitoral de Nonoai, prefeitos e vereadores debateram a permanência da 99ª Zona Eleitoral - PolíticaVer imagem ampliada
Na sexta-feira, dia 30 de junho, foi realizada uma reunião com a presença do Juiz Eleitoral, Dr. Tarcísio Rosendo Paiva, do chefe do cartório Eleitoral Rafael Klohs, do assessor Eleitoral, Renan Decesaro, Prefeito de Nonoai, Edilson Pompeu da Silva, Presidente da Câmara de Vereadores, Luciana Zanovello, do Prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, da Presidente da Câmara de Vereadores de Rio dos Índios, Eliane Civa, do Prefeito de Gramado dos Loureiros, Osmar Zin, do Presidente da Câmara de Vereadores, do Prefeito de Trindade do Sul, Odair Pelicioli, Vereadores, assessores jurídicos dos municípios e imprensa, para debater sobre esse assunto.


A orientação do TSE é fechar as Zonas Eleitorais que não atendam os requisitos da medida 23.500, que entre os critérios, estabelece o fechamento de ZE que não tenham 20 mil eleitores. A 99ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Nonoai, Rio dos Índios Gramado dos Loureiros e Trindade do Sul totaliza 19.120 eleitores, estando portanto abaixo deste critério.


Na explanação inicial o Juiz Dr. Tarcísio, apresentou o assunto e a orientação do Tribunal Regional Eleitoral para fazer a defesa da permanência da ZE. Dr Tarcísio ressaltou que Nonoai figura como polo em vários setores, como na segurança pública, saúde, serviços à comunidade, e seria uma perda muito grande para a população destes quatro municípios que a 99ª ZE fosse extinta.


Os prefeitos dos quatro municípios fizeram explanações apoiando a permanência da 99ª Zona Eleitoral em Nonoai, elogiando os serviços da Justiça Eleitoral e a estrutura de atendimento


Em entrevista para o Jornalista Cristiano Pinto Zamboni, o Juiz Eleitoral Dr. Tarcísio menciona a relevância de manter a ZE em Nonoai, porque os quatro municípios estão projetando o crescimento, com investimentos em diversos setores, e a ZE em Nonoai vem a somar nesse cenário de desenvolvimento. Contudo relatou que ficou decidido pelo envio de moções, por parte dos municípios e câmaras de Vereadores ao TRE pontuando os itens que qualificam a permanência da 99ª Zona Eleitoral em Nonoai. A justiça Eleitoral também fará um ofício apresentando todos os itens que justificam a permanência da justiça eleitoral em Nonoai, com serviços que favorecem a população e encurtam distâncias para estes municípios que estão localizados bem próximos sem a necessidade de grandes deslocamentos.


Entre as manifestações dos prefeitos, o Prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, chamou a atenção que Nonoai está localizados estrategicamente em região de fronteira, e está avançando em diversos setores. O Prefeito de Nonoai, Edilson Pompeu da Silva destacou, entre vários itens, a existência da área indígena, que já estão acostumados com os serviços da justiça eleitoral, e precisam deste serviço.


Por fim, além dos oficios que os municípios a justiça eleitoral irá encaminhar, será agendada uma reunião com o Presidente do TRE para apresentar o pleito e reinvindicar a permanência da 99ª Zona Eleitoral em Nonoai.


Ver imagem ampliadaVer imagem ampliada

Comentários#