Voltar ao topo.
Curta no Facebook:
Tempo em Nonoai - RS:
Tempo em Trindade do Sul - RS:
Tempo em Três Palmeiras - RS:
CPZ NotíciasNotícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:22 de julho de 2019,
às 00:12

Assembleia de Verão da Famurs reúne mais de 200 prefeitos em Torres#

« Última» Primeira🛈Categoria:Política
ImprimirReportar erroTags:nos, pleito, alberto, carlos, anfitrião, população, toda e melhoram854 palavras13 min. para ler
Assembleia de Verão da Famurs reúne mais de 200 prefeitos em Torres - PolíticaVer imagem ampliada
Nos dias 22 e 23 de fevereiro foi realizada a tradicional Assembleia Geral de Verão dos prefeitos gaúchos. Promovido pela Famurs, o encontro reuniu cerca de 450 gestores municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, na Sociedade Amigos da Praia de Torres (SAPT), no litoral gaúcho. Com o tema "A mudança nas mãos dos municípios” a edição deste ano pretende promover um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo.

Durante a abertura do evento, o governador José Ivo Sartori anunciou o pagamento de R$ 128 milhões para os municípios referentes à dívida que o Estado possui na área da saúde. "Acredito que até o final do mês vamos quitar essa dívida que já estava empenhada dos anos 2015, 2016 e 2017”, afirmou o governador. Para o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, o encontro tem o objetivo de discutir as demandas e dificuldades enfrentadas pelos municípios. "A cada dia temos um novo obstáculo a vencer. Sem a união de todos os poderes e os gestores não conseguiremos superar os obstáculos. Precisamos de união para que haja a mudança que estamos buscando, pois é no município que a vida acontece”, afirmou Salmo.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lembrou a importância de os gestores buscarem seus recursos. "Somente mobilizando seus deputados conseguiremos resultados e a mudança que todos os municípios precisam” concluiu Ziulkoski. Já o prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim, falou sobre mudanças e a importância da Famurs nesse processo. "Hoje nós temos uma Federação forte que defende a união de todos os municípios porque é ela que dá voz e força para que os gestores sejam ouvidos”, concluiu.

O presidente do TCE, Iradir Pietroski, lembrou das dificuldades em se administrar um órgão público. "Não podemos desistir, precisamos pensar sempre na comunidade e fazer o nosso melhor”, concluiu. O representante da defensoria pública Dr. Sandro Santos da Silva, abordou a importância dos direitos humanos. " A nossa atuação de direitos e deveres procura empoderar o cidadão. Nós procuramos sempre alcançar o atendimento pleno e integral das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social” explanou Sandro Santos.

O representante da Assembleia Legislativa, deputado Ciro Simoni, parabenizou o tema do encontro. " A mudança muitas vezes precisa começar na nossa casa, no nosso município. Alguns prefeitos já iniciaram esse processo, mas precisamos fazer mais para que as coisas aconteçam” concluiu.

O presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus, afirmou que "esses encontros fortalecem o pleito das entidades municipalistas e melhoram a vida de toda população”. Já o anfitrião do evento, o prefeito de Torres, Carlos Alberto Matos de Souza acrescentou que mudanças precisam ser feitas e não se pode fazer nada sozinho é preciso ter parcerias. "A força dos prefeitos proporciona movimentos fundamentais para o benefício das comunidades gaúchas”, declarou.

Também participaram da abertura do evento o procurador-geral de Justiça do RS Fabiano Dallazen, a primeira-dama de Torres, Susi Cristina da Rosa de Souza, a primeira-dama da Amlinorte, Maria Elisete Germano, a primeira-dama de Rio dos Índios e idealizadora do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), Adriane Perin de Oliveira, o diretor regional da Caixa Econômica Federal, Hélio Luiz Duranti, e o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser.

A abertura do evento, que conta com os patrocínios de Caixa Econômica Federal; BRDE; Corsan e Badesul; e com o apoio do Detran/RS; da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Torres; da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), teve ainda a participação dos músicos Ernesto Fagundes e Bagre Fagundes entoando o hino rio-grandense.

 

Assinaturas de documentos

Durante a abertura da Assembleia de Verão da Famurs, o governador José Ivo Sartori assinou o decreto que institui o grupo de trabalho com finalidade de analisar alternativas a encontro de contas entre créditos e débitos do Estado com os municípios. Também foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado, Famurs e BRDE, com objetivo de promover ações conjuntas para a realização de palestras, seminários e outros eventos congêneres, visando o desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul e o fomento e a divulgação de oportunidades de investimentos. O documento foi assinado pelo governador José Ivo Sartori, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o presidente do BRDE, Odacir Klein.

Foi realizada, ainda, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação, visando firmar, em regime de colaboração, a utilização do software de gestão do transporte escolar pelos municípios integrantes do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul. O acordo foi assinado pelo governador José Ivo Sartori, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o secretário de Estado da Educação, Ronald Krummenauer.

Também foi assinado um termo de parceria institucional entre a Famurs e a Corsan. Além de dois contratos no valor total R$ 545 milhões entre a prefeitura de Torres e a Caixa Econômica Federal.

Fonte:Famurs foto Caroline Bocochi

Comentários#