Na noite de quinta-feira, dia 18 de junho, por volta das 22h30min, aconteceu uma operação conjunta entre o Comando Rodoviário da Brigada Militar, Polícia de Chapecó, Polícia Federal, Comando do Batalhão de Choque de Passo Fundo e Brigada Militar, e resultou na apreensão de uma camionete Nissan Frontier, placas de Porto Alegre, que estava carregada com 1.024 kg de maconha.
A abordagem aconteceu na ERS 406, em frente ao PelotãoRodoviário. A camionete que vinha sentido Chapecó a Nonoai não parou e empreendeu fuga. A camioneta foi acompanhada, entrou na cidade Nonoai, andou em alta velocidade por várias ruas e saiu em fuga pela estrada do lobo.
Segundo relato do Comandante da Polícia Rodoviária de Nonoai, Adriano Duda, nas imediações da comunidade de Linha Canha Fé, interior, o motorista abandonou a Frontier, efetuou disparos contra a guarnição e fugiu para o mato. Nenhumpolicial ficou ferido. Ao averiguar a camioneta foi encontrada a droga, sendo que estava acomodada na caçamba e em cima dos bancos.
Na sexta-feira de manhã a droga foi apresentada da Delegacia de Polícia de Nonoai. Quando pesadachegou ao total de 1.024 kg. A Nissam Frontier tinha registro de furto em Porto Alegre. O motorista da Camioneta fugoue não foi localizada.