Voltar ao topo.
Curta no Facebook:
Tempo em Nonoai - RS:
Tempo em Trindade do Sul - RS:
Tempo em Três Palmeiras - RS:
CPZ NotíciasNotícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:15 de dezembro de 2018,
às 15:05

Colheita do Trigo em Nonoai está com mais 70 % concluída

« Anterior« Última» Próxima» PrimeiraCategoria:Negócios
ImprimirReportar erroTags:situação, setor, agrícola, ibge, ano, colhidos, produtividade e ficou570 palavras8 min. para ler
Colheita do Trigo em Nonoai está com mais 70 % concluída - NegóciosVer imagem ampliada
Plantio da soja se torna prioridade a partir de agora


 


Cristiano Pinto Zamboni


Os produtores de Nonoai e região estão aproveitando esta semana de sol para colher a safra de trigo e estimam obter de 40 a 50 sacas por hectare.


De acordo com os dados da Emater, na safra de 2018 o município teve uma área plantada de 2.500 hectares. No comparativo, em 2017 foram plantados 2.200 hectares. "Esse incremento de plantio se deu porque na época o cenário financeiro para a cultura se apresentava favorável”, enfatiza o chefe da Emater de Nonoai, Engenheiro Agrônomo Olavo Arsego.  


A cultura do trigo passou por algumas intempéries, como o excesso de chuvas de outubro, que acumulou mais de 400 milímetros de chuva e deixou os produtores em alerta para evoluir com a colheita.   Até o início desta semana a Emater de Nonoai tinha recebido apenas 16 pedidos de Proagro. Na safra de 2017 foram em torno de 60 pedidos. Olavo avalia que a média de produção será de 40 sacas por hectare, mas tem áreas colhidas que estão variando de 40, 50 a 60 sacas por hectare. Para o Cerealista Alécio Bringhentti, da AB Comércio de Cereais, nesta semana a colheita se intensificou com objetivo de ser finalizada durante estes dias de sol. A produção da região e de Nonoai é destinada ao consumo interno dos estados do sul. Para o produtor e vice-presidente do Sindicato Rural de Nonoai, Jolnei Zanatta, essa semana com o tempo bom foi fundamental para a colheita do trigo.


 A economia da região é fortalecida nesta fase de colheita em virtude de gerar mão-de-obra e assistência técnica para profissionais e empresas do ramo. De acordo com Olavo Arsego, da Emater de Nonoai, as culturas de milho, soja e feijão contabilizam uma movimentação financeira de mais de 100 milhões de reais.


No mesmo ritmo do trigo, os produtores dão sequência ao plantio da soja, uma cultura que é extremamente importante para o setor agrícola da região. De acordo com os dados da Emater e do IBGE, no ano de 2017 foram colhidos 15.000 hectares e a produtividade ficou em média de 60 sacas por hectare. Nesta safra de 2018 as áreas a serem plantadas são de 15.000 hectares e espera-se uma produção que fique no mesmo patamar ou que possa ultrapassar a meta de 60 sacas/hectare. Até o momento tem uma média de 30 % da área plantada.  


Para o Engenheiro Agrônomo da Agrototal, Patrick Raul Boza, o início do mês de novembro está propicio para o plantio da soja, porém é importante os produtores terem alguns cuidados. Para Patrick, o controle da umidade do solo e a velocidade indicada para o plantio, são fatores que interferem no desenvolvimento da planta, porque poderá evitar o aparecimento de fungos e garantir uma melhor distribuição das sementes. "Ter a certeza de usar sementes com alto vigor se torna decisivo para ter uma cultura com bons resultados, porque as sementes poderão resistir mais às intempéries”, enfatiza. O Agrônomo da Agrototal ainda destaca que antes do plantio os produtores podem fazer uma vistoria na área a ser plantada para garantir que não tenha o aparecimento de ervas daninhas, como a Buva e Azevem.


 "Se for identificado algum ponto pode ser feito o controle antes do plantio”, ressalta Patrcik.  A adubação também é um item que merece atenção, porque é preciso que o produtor aplique a quantidade de adubo equivalente à produção por área. A assistência técnica se torna aliado dos produtores para indicar o manejo adequado em cada situação.


Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it

Comentários