Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Voltar ao topo.Ver em Libras.
Curta no Facebook:
Voltar umAvançar umPausar
Nonoai - RS:
Trindade do Sul - RS:
Três Palmeiras - RS:
Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:24 de novembro de 2020,
às 14:44

Decreto Estadual classifica regiões pelo risco de propagação do Covid-19 e capacidade de atendimentos aos pacientes. Também define regras para o comércio

« Mais recente🔀🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:saúde, propagação, capacidade, sistema, vírus, alta, risco e rio479 palavras7 min. para ler
A partir desta segunda-feira dia 11 de maio, entra em vigor o Decreto Estadual 55.240, que estabelece o Distanciamento Controlado no estado do Rio Grande do Sul. Os municípios foram divididos em 20 regiões, levando em consideração, entre os fatores, as regionais de saúde. 
 
A classificação se dará através de bandeiras, sendo a amarela, laranja, vermelha e preta, de acordo com o risco de propagação do vírus e a capacidade de atendimento aos pacientes. 
 
De acordo com as informações do site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a classificação das bandeiras ficam a seguinte:
 
De modo simplificado, as cores têm as seguintes indicações:
AMARELA: risco médio/baixo.
A região encontra-se com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.
LARANJA: risco médio.
Significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.
VERMELHA: risco alto.
A região encontra-se em um dos dois cenários: baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.
PRETA: risco altíssimo.
Região encontra-se com baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus. (Fonte: https://estado.rs.gov.br/entenda-o-modelo-de-distanciamento-controlado-do-rs)
 
O Município de Nonoai ficou na bandeira Laranja e na Regional de Erechim, juntamente com mais 32 município. Destes, Rio dos Índios também esta neste agrupamento de municípios. Nesta Regional um dos Hospitais referência para atendimento é o Santa Terezinha em  Erechim. 
 
Neste Decreto, e nas respectivas regiões, ficam estabelecidas as regras para o funcionamento das atividades, que foram divididas em 12 áreas. Segundo o site do Governo do Estado do Rio  Grande do Sul as áreas ficaram definidas como : Administração pública
Agropecuária
Alojamento e alimentação
Comércio
Educação
Indústria da construção
Indústria de transformação e extrativista
Saúde
Serviços
Serviços de informação e comunicação
Serviços de utilidade pública
Transporte. 

 

 Dentro destes segmentos tem as sub-áreas. 
 
Para consultar o seu setor de serviço, e quais as restrições e permissões, de acordo com o Decreto Estadual, que entra em vigor a partir desta segunda ? feira é só clicar neste link: 
 
https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/
 
Na página, procura pelo item município, e digita o nome da sua cidade, e em seguida o ramo de serviço. 
 
Os estabelecimentos também deverão respeitar os Decretos Municipais, e suas respectivas normativas e as regras dos órgãos de saúde, como o uso de máscaras, disponibilizar álcool em gel, evitar aglomerações e respeitar as regras de lotação dos estabelecimentos. 
 
Segundo a assessoria da Prefeitura de Nonoai, amanhã, à partir das 10hs, o Prefeito de Nonoai Edilson Pompeu da Silva vai anunciar um novo Decreto, com normativas.