Voltar ao topo.
Curta no Facebook:
Tempo em Nonoai - RS:
Tempo em Trindade do Sul - RS:
Tempo em Três Palmeiras - RS:
CPZ NotíciasNotícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:23 de julho de 2019,
às 03:39

Secretário da Fazenda de Nonoai esclarece sobre o aumento no valor do IPTU#

« Última» Primeira🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:conclui, mediação, muitos, ocorre, comenta, imóveis, referidos e fixado274 palavras4 min. para ler
Secretário da Fazenda de Nonoai esclarece sobre o aumento no valor do IPTU - GeralVer imagem ampliada
No dia 10 de julho vence o IPTU – Imposto Territorial predial Urbano de Nonoai - , com o desconto de 20 % em parcela única. Quem optar em parcelar poderá fazer o pagamento em seis prestações, com a primeira a vencer no dia 10 de julho.


Um dos questionamentos de grande parcela da população foi sobre o aumento do valor do imposto. A reportagem do Jornal Folha da Produção entrevistou o Secretário da Fazenda, Alvaro Farias, que esclarece a dúvida dos nonoaienses. Segundo Alvaro Farias foram dois fatores que aumentaram o valor do IPTU. O primeiro foi a taxa de reajuste baseado no IPCA, de 4,05 %, e em segundo momento o recadastramento imobiliário que foi realizado durante os anos de 2017 e 2018. De acordo com Alvaro, já fazia anos que o Tribunal de contas apontava para fazer o Recadastramento Imobiliário. "O último recadastramento tinha sido realizado em 1993”, destaca Farias.


A população recebeu o técnicos da empresa Metrocil, de Poro Alegre, que fizeram os serviços de mediação e cadastro dos terrenos. Para as residências que não tinham pessoas em casa foi realizado o cadastro Via Satélite. Com essas informações foi fixado o valor do IPTU para os referidos proprietários de imóveis. Farias comenta que ocorre muitos casos onde a prefeitura tinha apenas o registro do terreno, e ao longo dos anos os proprietários fizeram construções e não informaram a Prefeitura. Agora essas informações foram atualizadas.  Esse é um dos casos que pode ter ocorrido aumento. As pessoas que tiverem dúvidas ou queiram que seja feita uma nova medição ou verificação, podem ir na Prefeitura que serão atendidos e receberão informações complementares. "O recadastramento Imobiliário é uma forma de fazer justiça social”, conclui Farias.

Comentários#