Voltar ao topo.
Curta no Facebook:
Tempo em Nonoai - RS:
Tempo em Trindade do Sul - RS:
Tempo em Três Palmeiras - RS:
CPZ NotíciasNotícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:23 de fevereiro de 2019,
às 20:27

Rompimento de barragem causa danos na grande Belo Horizonte#

« Última» PrimeiraCategoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:povo, possui, pontos, emissora, flagrou, resgate, totalmente e cobertas409 palavras6 min. para ler
Rompimento de barragem causa danos na grande Belo Horizonte - GeralVer imagem ampliada
Acidente atingiu a Vila Ferteco, no município de Brumadinho

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atende a um rompimento na barragem Mina Feijão, no município de Brumadinho, na grande Belo Horizonte. O acidente ocorreu no início da tarde e, devido a ele, muita lama invadiu bairros da cidade. De acordo com a Defesa Civil, que estava a caminho do local por volta das 14h, ainda não há informações sobre vítimas fatais ou número de feridos. O Corpo de Bombeiros utiliza dois helicópteros para retirar pessoas da lama.

A Vale manifestou-se por meio de nota oficial: "As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informa a nota. "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.”

O governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações, segundo a Defesa Civil, que sobrevoa o local.

Nas redes sociais, já há diversos vídeos sobre o incidente e suas primeiras consequências – como carros, caminhões, tratores e até mesmo um trem virado pela força da lama vinda da barragem. Conforme a reportagem da Record TV Minas Gerais, são diversos pontos da cidade atingidos. A emissora também flagrou o resgate de vítimas que estavam quase totalmente cobertas pela lama.

A região atingida pelo vazamento de lama Possui fazendas e moradias rurais onde, pelas imagens, é possível ver que animais também estão presos no barro. A Polícia Militar, em auxílio à Defesa Civil municipal de Brumadinho, faz a retirada dos moradores ribeirinhos que vivem nas margens do rio Paraopeba, atingidos pelos rejeitos da barragem do córrego.

Inhotim evacuado

O parque de Inhotim teve que ser evacuado às pressas em meio aos temores de que a lama proveniente da ruptura da barragem atingisse o local. O jardim e museu de arte contemporânea a céu aberto são as maiores atrações turísticas da região, reunindo obras de arte dos mais importantes artistas contemporâneos.

O local não havia sido ainda atingido, mas não se sabe se a lama pode alcançar o parque. São 600 funcionários e cerca de mil visitantes por dia. Mas não se sabe quantas pessoas estavam no parque no horário do fechamento.

Correio do Povo 

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it

Comentários#