Voltar ao topo.Ver em Libras.
Curta no Facebook:
Voltar umAvançar umPausar
Nonoai - RS:
Trindade do Sul - RS:
Três Palmeiras - RS:
Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:26 de outubro de 2020,
às 08:48

Prefeitura de Trindade do Sul emite Nota de Esclarecimento sobre a paralisação no Frigorífico da JBS

« Mais recente🔀🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:sul, trindade, medidas, jbs, município, saúde, público e atividade702 palavras11 min. para ler
A população de Trindade do Sul e região receberam a notícia que a Justiça do Trabalho suspendeu as atividades do Frigorífico da JBS de Trindade do Sul por 14 dias, e determinou que fossem afastados todos os funcionários. Neste período os funcionários deverão passar pelo teste do Covid ? 19, após o 10 dia de isolamento.
Neste sentido a Prefeitura de Trindade do Sul emitiu nota a  população. Confira a integra da Nota de Esclarecimento 
Município de Trindade do Sul Estado do Rio Grande do Sul 

 NOTA DE ESCLARECIMENTO 
Município de Trindade do Sul 
A Administração Municipal de Trindade do Sul, vem a público prestar esclarecimentos a respeito das notícias vinculadas ao fechamento temporário (14 dias) da unidade da JBS AVES LTDA, em Trindade do Sul/RS. 
Ao contrário do que vem sendo difundido, o município em nenhum momento foi consultado ou opinou quanto ao fechamento temporário da unidade, sendo essa uma decisão exclusivamente da Justiça do Trabalho de Frederico Westphalen, nos autos da ACP, movida pelo Ministério Público do Trabalho. 
Por ser uma atividade essencial, assim definida pelos Decretos Estadual e Federal, não cabe ao município tomar qualquer medida de paralização, mesmo que temporária da atividade. 
Destacamos que o Poder Público sempre se mostrou atento e prestativo, não medindo esforços para ajudar naquilo que preciso fosse para a continuidade dos serviços essenciais, auxiliando na avaliação do tratamento e da implantação das medidas protocolares de prevenção e cuidados dos trabalhadores em nossa cidade. 
Devemos considerar que a empresa adotou medidas para combater o avanço da disseminação do Novo Coronavírus (COVID-19), contratando médicos e reforçando ações de saúde e segurança de seus colaboradores, sendo que essas medidas são fiscalizadas por diversos órgãos, inclusive pelo município. 
A preservação da vida é o principal objetivo da Administração Municipal, tanto que não medimos esforços para salvaguardar a vida da população, prova disso, é que somos o município gaúcho que mais testa pacientes por número de habitantes, sendo que em determinados momentos, onde os números eram desfavoráveis, não hesitamos em tomar medidas drásticas, como o fechamento temporário do comércio não essencial.
Sem adentrar no mérito da decisão, algo que também não cabe ao Poder Público Municipal, ainda mais em um cenário onde as coisas mudam quase que em tempo real, mas não podemos deixar de salientar que nos causa estranheza a paralização nesse momento, quando os números indicam que os casos parecem estar controlados, haja vista a diminuição da curva de novos casos e nenhum paciente internado.
Em consideração a isso, esclarecemos uma vez mais a população que não cabe ao Poder Público Municipal paralisar qualquer atividade elencada como essencial, diante da Decisão Judicial, nos colocamos a disposição para seguir orientando e auxiliando naquilo que possível for para manter a atividade econômica ativa, sem deixar de preservar aquilo que é mais importante, a vida das pessoas. 
Trindade do Sul/RS, 14 de junho de 2020. 
Odair Adílio Pelicioli             Sérgio Bampi 
Prefeito                                  Vice-prefeito
 
O que  diz a JBS
A JBS não comenta processos judiciais em andamento. 
A empresa reitera que tem como objetivo prioritário a saúde de seus colaboradores e ressalta que desde o início da pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 na sua unidade de Trindade do Sul (RS) e em todas as suas plantas no Brasil, conforme as orientações dos órgãos de saúde e protocolo do Ministério da Saúde, Economia e Agricultura. A JBS também segue as orientações do Hospital Albert Einstein e especialistas médicos contratados pela Companhia para apoiar na implantação rigorosa de medidas para a proteção de seus colaboradores.
Entre as ações adotadas pela Companhia, estão:
-  afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco como maiores de 60 anos, gestantes e todos os que tiveram recomendação médica;
-  ampliação da frota de transporte;
-  desinfecção diária das unidades;
-  medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas;
-  vacinação contra gripe H1N1 para 100% dos colaboradores;
-  ações de distanciamento social;
-  forte comunicação de prevenção e cuidados, entre outras.
 
Saiba mais sobre as medidas de saúde e segurança adotadas pela JBS: https://jbs.com.br/comunicacao/covid-19-principais-medidas-de-protecao/