Voltar ao topo.Ver em Libras.
Curta no Facebook:
Voltar umAvançar umPausar
Nonoai - RS:
Trindade do Sul - RS:
Três Palmeiras - RS:
Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:24 de fevereiro de 2020,
às 04:43

Nestlé fecha fábrica de Palmeira das Missões

« Última» Primeira🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:piovesan, nos, impede, número, grande, concorde, transferência e conforme423 palavras6 min. para ler
Nestlé fecha fábrica de Palmeira das Missões - GeralVer imagem ampliada
A empresa, instalada em setembro de 2008, já empregou mais de 70 pessoas

Após pouco mais de dez anos de operação, a Nestlé encerrou as atividades da fábrica de Palmeira das Missões, na região das Missões. Em comunicado, a multinacional informa que a produção será absorvida pela unidade de Carazinho. A medida, segundo a companhia, pretende otimizar a logística e permitirá maior flexibilidade no transporte de matéria-prima. 

Com o encerramento das atividades, os 18 funcionários da planta serão demitidos. A unidade chegou a ter 70 empregados fixos, mas ao longo dos últimos anos foi reduzindo a mão de obra contratada. Representantes da empresa Nestlé se reuniram nesta segunda-feira com o prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire. De acordo com o chefe do Executivo municipal, há cerca de dois anos foi observada a redução do ritmo dos trabalhos na unidade. "Em outras ocasiões já oferecemos ajuda e apoio político para tentar otimizar o uso da planta", ressaltou.

PUBLICIDADE


Segundo Freire, os empresários alegavam que a crise econômica impactou na diminuição do consumo dos lácteos no país. O prefeito destacou que, em anos anteriores, a Nestlé chegou a responder por 8% da arrecadação de ICMS do município.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Carazinho e Sarandi, Adenilson de Souza, informou que alguns funcionários devem migrar para a unidade de Carazinho. No entanto, a distância entre as duas cidades, que é de 80 quilômetros, impede que um número grande de trabalhadores concorde com a transferência. Conforme o sindicalista, a empresa arcou com os direitos trabalhistas dos funcionários desligados nos últimos meses. No início da tarde, está prevista uma reunião entre sindicato e empresa. 

Confira nota completa da Nestlé

A Nestlé decidiu encerrar a atividade de recebimento de leite em seu posto localizado em Palmeira das Missões (RS). Esse trabalho será absorvido pela unidade de Carazinho, no mesmo Estado. A medida visa otimizar a logística, alcançar maior flexibilidade para o transporte da matéria-prima e, consequentemente, maior eficiência de suas operações em um segmento de alta competitividade.

Será mantida a compra de leite dos atuais 127 fornecedores que possuem propriedades em Palmeira das Missões ou nas proximidades do município, com a captação média de cerca de 100 mil litros/dia.

A empresa oferecerá o apoio necessário aos 18 funcionários que serão desligados em função do encerramento das atividades no posto de Palmeira das Missões. Na cidade, manterá ainda os trabalhos de preservação e manutenção da unidade para futura venda ou locação.

Com informações do repórter Danton Júnior

Correio do Povo

Foto Agostinho Piovesan 

Comentários