Voltar ao topo.
Curta no Facebook:
Tempo em Nonoai - RS:
Tempo em Trindade do Sul - RS:
Tempo em Três Palmeiras - RS:
CPZ NotíciasNotícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:21 de julho de 2019,
às 23:58

COPINAI entrega equipamentos para comunidade da Terra Indígena Nonoai#

« Última» Primeira🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:maio, plantar, apenas, oito, meses, , entregou e benefícios538 palavras8 min. para ler
COPINAI entrega equipamentos para comunidade da Terra Indígena Nonoai - GeralVer imagem ampliada
No dia 19 de abril foi comemorado o Dia do Índio e para a população da Terra Indígena Nonoai essa data foi especial. Além de todo o aspecto cultural que a data requer, da grande festa organizada em conjunto  com a equipe da Sesai local, Escola Pero Ga, Ascar Emater e Liderancas Indígenas; também foi marcado pela entrega de equipamentos agrícolas pela Cooperativa de Trabalhadores Rurais Indígenas de Nonoai - COPINAI.


A entrega dos equipamentos aconteceu no sábado, dia 20 de abril, no Salão da Comunidade de Aldeia Bananeiras, no município de Gramado dos Loureiros.






Na oportunidade esteve presente  o Cacique da Terra Indígena Nonoai, José Orestes do Nascimento, o Presidente da COPINAI  Marcir Farias e outras lideranças e autoridades.


Foram apresentados para a comunidade os equipamentos agrícolas adquiridos pela Cooperativa, sendo um Trator Valtra, um Pulverizador, uma Plantadeira e uma Camioneta Orok. Esses equipamentos e veículos foram adquiridos com recursos da COPINAI, oriundos dos Termos de Ajustes de Conduta feitos com os agricultores que plantam nas Terras Indígenas. Todas essas Parcerias Agrícolas tem o acompanhamento do Ministério Público, FUNAI e apoio da Ascar/Emater-RS na sua execução. A Sesai também fez a entrega de uma Camioneta L 200 para uso do setor da Saúde Indígena.


Em entrevista, o Cacique José Orestes do Nascimento avaliou que é um momento muito importante para o povo da Terra Indígena Nonoai, porque a Cooperativa COPINAI  em apenas oito meses de atividades já entregou benefícios para a população que poderá ter os equipamentos para plantar com mais autonomia. "Nós temos em torno de 5 mil hectares plantados em parceria agrícolas e 1.100 hectares plantados por indígenas”, destaca.  - Essa realidade incentiva e facilita ainda mais os indígenas a plantarem por conta - complementa o Cacique José Orestes do Nascimento. Ele também enfatiza que o setor de saúde indígena está bem, com boas equipes de saúde que atendem a população, no setor de educação as comunidades também estão bem estruturadas, atendendo com qualidade as crianças e jovens. O Cacique José Orestes revela que o custo da Festa do Índio, nas três comunidades indígenas, estão sendo pagas com recursos da COPINAI. Ele também enfatiza que o povo indígena de todo o Brasil está mobilizado pela permanência das conquistas dos Índios, dos serviços conseguidos ao longo da história, que proporcionam mais qualidade de vida para o povo indígena.


O Presidente da COPINAI, Marcir Farias, destaca que a Cooperativa está gerando desenvolvimento para a comunidade indígena, dando mais autonomia para os índios plantarem suas terras. Marcir destaca que além de adquirir os equipamentos agrícolas a COPINAI  está construindo Galpões nas três comunidades indígenas para guardar os maquinários, também distribuiu sementes e insumos agrícolas para mais de 300 famílias, além de apoiar atividades ligadas ao artesanato tradicional e a língua Kaingang,


A Terra  Indígena Nonoai tem em torno de 4.000 mil Índios Kaingangs e é formada pelas Aldeias Bananeiras, Pinhalzinho e o Posto Sede em Nonoai.

A Festa do Dia 20 de Abril, na Aldeia Bananeiras teve a presença da comunidade indígena, das lideranças indígenas, e autoridades de Nonoai e municípios  vizinhos.

No dia 27 de Abril acontecerá  a Festa do Índio na  comunidade Pinhalzinho, em Planalto, e no dia 04 de maio acontecerá festa do Índios na Aldeia Sede do Posto- Nonoai.


Ver imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliada

Comentários#