Voltar ao topo.Ver em Libras.
Curta no Facebook:
Tempo em Nonoai - RS:
Tempo em Trindade do Sul - RS:
Tempo em Três Palmeiras - RS:
CPZ NotíciasNotícias de Nonoai e região em primeira mão
Última atualização:13 de novembro de 2019,
às 20:18

Audiência Pública sobre o Transporte Escolar Rural aconteceu em Nonoai#

« Última» Primeira🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:dúvidas, poderão, atualização, informação, senso, registra, são e transportados460 palavras7 min. para ler
Audiência Pública sobre o Transporte Escolar Rural aconteceu em Nonoai - GeralVer imagem ampliada
O Município de Nonoai, através da Secretaria de Educação, promoveu uma audiência Pública sobre o Transporte Escolar Rural, para apresentação do sistema de monitoramento do transporte escolar e novas diretrizes. O evento aconteceu no dia 17 de julho, ás 14h, na Câmara de Vereadores de Nonoai. A Assessora do Transporte Escolar da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Passo Fundo, Rosana Pulga Borrili, em entrevista para o site CPZ Notícias, e ao Jornalista Cristiano Pinto Zamboni,  destacou, em entrevista, que o objetivo foi esclarecer sobre o Decreto de Transporte Escolar, de dezembro de 2018, que traz novas resoluções na Lei, o software do transporte escolar, como uma ferramenta de gestão e transparência. Essa nova visão tem o apoio dos municípios, todos unidos pela educação, com um termo de parceria, onde o estado se compromete em repassar recursos para o transporte escolar, respectivo aos alunos cadastrados no meio rural, e a prestação de contas será feita por esse sistema software. Nesse software é uma geolocalização que identifica onde os alunos estarão esperando na parada, e quais as linhas de transporte existe em cada município.  Ela ressalta que os ônibus escolares deverão passar pelas vias públicas municipais e os pais, a família será responsável por levar o aluno, criança ou jovem, até a parada de embarque. A assessora ressalta ainda que é importante essa atualização de informação, com o senso escolar, que registra quantos alunos são transportados pelo transporte escolar rural dos municípios e assim poderão receber os recursos referente a quantos alunos usam as linhas de transporte.


A Promotora de Nonoai, Dra. Michelli Kufner, também participou da Audiência Pública detalhando sobre o programa e a participação dos pais no ambiente escolar. Conforme a Dra. Michelli, esse programa de monitoramento do transporte escolar rural está sendo implantado no estado do Rio Grande do Sul e poderá, eventualmente, mudar as rotas do transporte escolar. Ela ressalta que o sistema tem a previsão dessa alteração de rotas. A Promotora enfatiza que os pais precisam participar da vida escolar dos filhos, e se for necessário os pais levar os filhos até a parada do transporte, isso será necessário, porquê o sistema estadual está propondo. "O estado faz a sua parte, colocando o transporte a disposição, e os pais devem fazer a sua parte, respectivamente”, destacou a Promotora. 


A audiência pública também teve a participação do vice-prefeito de Nonoai, Paulo Rodrigues, da Secretaria de Educação de Nonoai, Salete Sperry, da Secretaria de Educação de Gramado dos Loureiros, da Secretaria de Educação de Rio dos Índios Lenir Agostini,  do assessor Jurídico da 7ª CRE, Pedro Henrique Lima e pais dos alunos que usam o transporte escolar. Após os pronunciamentos e informações técnicas os pais dos alunos fizeram perguntas para sanar as dúvidas.


Ver imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliada

Comentários#